PISOS SUSTENTÁVEIS
Pisos Quick-Step: sempre inovando em sustentabilidade
Qualidade einovação são os motores que nos fizeram a principal empresa no segmento de pisos. As melhorias continuas em termos de design e desempenho se estendem para as medidas de sustentabilidade. Saiba mais a respeito dos nossos esforços na área de economia circular, contenção de energia e controle das taxas de emissões.
Pioneira em economia circular
Sustentabilidade está no nosso DNA
Unilin - o grupo por trás da Quick-Step é um pioneiro na economia circular. Em 1960, apresentamos a palha de linho, um tratamento biológico de resíduos da indústria do linho - para produzir paineis de aglomerado de madeiras. A partir desse momento, matérias-primas renováveis sempre estiveram no centro dos nossos negócios: da palha de linho até a madeira recuperada.
Uma segunda vida para a madeira
A exploração contínua de novas matérias-primas, não é de maneira nenhuma sustentável. Por isso o núcleo de madeira dos pisos laminados Quick-Step contêm apenas madeira recuperada. São madeiras coletadas de serrarias, processos de reflorestamento sustentável, manutenção de estradas … que seriam queimadas ou descartadas.
Reflorestamento sustentável
O reflorestamento sustentável envolve a colheita de árvores tendo em mente a proteção do planeta e a biodiversidade, evitando que as árvores sejam cortadas em um ritmo mais rápido do que estão sendo plantadas. Otimizamos o uso da madeira que precisa ser extraída para manter as florestas saudáveis, com árvores pequenas e/ou arqueadas que poderiam dificultar o crescimento de outras árvores, mas que é perfeitamente adequada para a produção dos pisos. Ao utilizar madeira de reflorestamento, temos certeza de que nosso suprimento de madeira não contribui para o desmatamento.
Transparência sobre o vinílico
Além do calcário, um material que está disponível em abundância e o PVC reciclado internamente, cerca de um quarto do piso vinílico Quick-Step é produzido de PVC ‘virgem’ ou novo, feito de cloro (sal comum) e etileno (óleo bruto). Sabemos que o petróleo não é uma fonte renovável, e é por isso que prestamos muita atenção para desenvolver piso vinílicos que possam ser usados por até 25 anos.
Focados em fazer cada vez melhor
Procuramos fazer as perguntas corretas, desde a fase do design, com o intuito de otimizar a sustentabilidade dos nossos pisos. Quais os compenentes químicos que dificultam a reciclagem? Quais matérias-primas podem funcionar como uma alternativa? Como aumentamos o ciclo de vida dos nossos produtos? Todos os dias, nossa equipe de P&D busca as melhores respostas para essas perguntas para continuar melhorando a reciclabilidade dos nossos pisos.
Respeito pelo nosso planeta
Lutando contra o aquecimento global
Com o objetivo de mitigar as consequências do aquecimento global, metas climáticas desafiadoras foram definidas no Acordo de Paris para conter o aquecimento global a um máximo de 1,5°C. A Unilin, o grupo por trás da Quick-Step, decidiu tomar todas as medidas possíveis para contribuir para o cenário mais ambicioso de 1,5°C até 2050. Nossas metas estão sendo verificadas pela Science Based Targets, uma iniciativa de terceiros que está promovendo as melhores práticas desta batalha. Agir com determinação até 2030 é fundamental, e é por isso que definimos metas de curto prazo bastante ambiciosas que serão seguidas por um processo mais gradual em direção as emissões zero até 2050.
Energia renovável
Unilin investiu em duas plantas de biomassa para converter serragem e resíduos de madeira não recicláveis em energia renovável. Essa energia atende nossos próprios processos de produção e posteriomente o excedente é disponibilizado ao público em geral. Além disso, o grupo conta com a energia de aerogeradores e painéis solares. Como resultado, cerca de metade da nossa produção é, atualmente, alimentada por energia renovável.
Programa Europeu de Eficiência Energética
Unilin participa do Programa Europeu de Eficiência Energética com a maioria das nossas plantas de produção belgas. Este programa garante que todas as medidas de economia de energia sejam identificadas e implementadas e que o uso da energia seja monitorado e gerido diariamente. Economizar o máximo de energia possível e maximizar o uso de energia renovável são as principais metas.
Ar limpo em ambientes fechados
Piso com baixa emissão
A maior parte da nossa vida se passa em locais fechados, e é por isso que a qualidade do ar na nossa casa tem uma importância vital. Muitos fatores têm um efeito nisso: a ventilação, velas, agentes de limpeza e até mesmo os materiais usados no interior da casa, como o piso. Minimizamos as taxas de emissões de substâncias danosas durante a produção do seu piso, o tanto quanto possível, o que significa que sabemos exatamente quais materiais são usados nele.
Emissão mínima de VOC
Gerenciamos nossa produção para minimizar as emissões de VOCs (compostos orgânicos voláteis), que são produtos químicos orgânicos que têm uma alta pressão de vapor em temperatura ambiente. Um exemplo de um VOC é o formaldeído que também é emitido pela madeira. A emissão de formaldeído do nosso piso laminado é desprezível e dez vezes mais baixo do que as normas da UE. Quanto ao nosso piso vinílico, não há formaldeído detectado. Isso é refletido nos nossos selos A+ (laminado, vinil) e M1 (laminado, vinil).
Nossos selos e certificações
Unilin obedece a todas as normas ambientais e de saúde legalmente estipuladas. Como somos a principal empresa no segmento de pisos, assumimos, seriamente, a responsabilidade e vamos além das regulamentações e nos prepararmos também para os desafios do futuro. É por isso que vamos além, conquistando de forma voluntária diversas certificações opcionais.
-
A+
-
M1
-
PEFC
-
Ecolabel da UE
-
EPD
-
Nordic Swan Ecolabel
Nossos esforços no nível do produto
Tomamos medidas ambientais específicas para diferentes produtos. Leia tudo sobre como são feitos nossos pisos laminados e vinílicos.