PISO LAMINADO
SUSTENTÁVEL
Pisos laminados Quick-Step: desenvolvidos, com base na sustentabilidade.
Sendo parte da vanguarda europeia em pisos laminados sustentáveis, consideramos ser nosso dever produzir os nossos pisos da maneira mais sustentável possível. É por isso que usamos apenas madeira recuperada de florestas com manejo sustentável e fontes controladas para satisfazer nossa fome por um design inovador e pela beleza natural.
Cuidadosos com a madeira
Armazenamento seguro de CO2
Sendo um recurso renovável, as árvores têm uma função fundamental no combate das mudanças climáticas. Elas absorvem o CO2 e o armazenam em segurança pelo resto de suas vidas. Mesmo quando a madeira é usada, por exemplo, em um piso laminado, o CO2 continua capturado. É por isso que evitamos, o máximo possível, incinerações, que liberam o CO2 novamente. Consequentemente, a garantia vitalícia do seu piso é de até 25 anos.
Uma segunda vida para a madeira
As árvores também estimulam a diversidade, fornecendo comida e abrigo para os animais. Essa é outra razão pela qual as placas de fibras de madeira de alta densidade no núcleo dos nossos laminados contêm apenas madeira recuperada. São madeiras coletadas de serrarias, processos de reflorestamento, manutenção de acostamentos de estradas … que, de outra forma, seriam queimadas ou descartadas. Então, ao invés de colher novas árvores, usamos apenas subprodutos da madeira.
Certificação PEFC
Nossos pisos laminados contam com o selo PEFC, o certificado mais confiável em fornecimento sustentável, juntamente com o FSC. Isso garante que nossa madeira recuperada vem de florestas com manejo sustentável ou de fontes controladas, protegendo florestas primitivas e evitando desmatamento ilegal com uma análise de risco. Dessa maneira, temos a certeza de que nosso suprimento de madeira não contribui para o desmatamento.
Ar limpo em ambientes fechados
Produção altamente controlada
A maior parte da nossa vida se passa em locais fechados, e é por isso que a qualidade do ar na nossa casa tem uma importância vital. Muitos fatores têm um efeito nisso: a ventilação, velas, agentes de limpeza e até mesmo os materiais usados no interior da casa, como o piso. Minimizamos, tanto quanto possível, as taxas de emissões de substâncias danosas ao produzir o seu piso. Isso significa que sabemos exatamente quais materiais são usados nele e nos asseguramos de que você possa instalar os pisos sem a utilização de quaisquer produtos adesivos.
Emissão mínima de VOC
Gerenciamos internamente nossa produção com o objetivo de minimizar as emissões de VOCs ou compostos orgânicos voláteis: produtos químicos orgânicos que têm uma alta pressão de vapor em temperatura ambiente. Um exemplo é o formaldeído que também é emitido pela madeira. A emissão de formaldeído do nosso piso laminado é desprezível e dez vezes mais baixa do que as restrições da UE, tornando-o perfeitamente seguro para você e para a sua família. Como tal, a emissão dos nossos pisos é comparável á emissão da madeira natural, e é por isso que recebemos os selos M1 e A+.
Alimentados por energia ecologicamente correta
Fixando nosso próprio aquecimento
Nossos resíduos de madeira que não podem ser reutilizados nos pisos laminados recebem uma nova concessão na forma de energia sustentável. A serragem que resulta do corte e lixamento dos nossos aglomerados, por exemplo, é muito fina para ser reciclada, mas ainda pode fornecer uma fonte de aquecimento para as nossas máquinas de secar e prensas. 70% das necessidades de aquecimento da nossa produção de laminados e vinílicos é coberta por energia sustentável.
Esforços no nível do grupo
Mas vamos além. A Unilin, o grupo por trás da Quick-Step, investiu em duas plantas de biomassa para converter serragem e resíduos de madeira não recicláveis em energia renovável. Essa energia atende nossos próprios processos de produção, e o que sobra é disponibilizado ao público. Além disso, o grupo conta com a energia de aerogeradores e painéis solares. Como resultado, atualmente, cerca de metade da produção do nosso grupo é alimentada por energia renovável.
Em conformidade com normas rigorosas
Vanguarda europeia
Você sabia que fomos o primeiro fabricante de pisos laminados a receber o selo Ecolabel da UE? A União Europeia só concede o Ecolabel a produtos e serviços que atendem as mais altas normas ambientais por todo o ciclo de vida.
A coleção de pisos laminados Capture da Quick-Step orgulhosamente detém a valiosa certificação Cradle-to-Cradle Certified Material Health Certificate™. Como primeiros produtores de pisos laminados a obter esse reconhecimento, demonstramos nosso compromisso inabalável com a transparência e o bem-estar do cliente. Essa certificação garante que todos os materiais utilizados em nossos pisos são rigorosamente testados e considerados seguros e não tóxicos para os usuários e para o meio ambiente.
Melhoria contínua
Par minimizar o impacto ambiental do piso laminado, usamos a metodologia de avaliação do ciclo de vida (LCA) para calcular onde podemos melhorar para aumentar os ciclos de vida dos nossos produtos. Isso resulta em uma declaração de produto ambiental (EPD) que seguimos meticulosamente.
Os seguintes selos demonstram que o seu piso obedece algumas das normas ambientais e de saúde mais rigorosas que existem:
-
A+
-
M1
-
PEFC
-
Ecolabel da UE
-
EPD
-
Nordic Swan Ecolabel